A Lua não está parada no céu. Quando estudamos a primeira lei de Newton, o princípio da inércia, vemos que a tendência de um corpo em movimento é permanecer em movimento retilíneo uniforme, no caso da Lua [em relação ao planeta] seria sair pela tangente.
A força da atração gravitacional entre os dois, impede que a Lua saia pela tangente, permanecendo em órbita. "É como se a cada momento a Lua tentasse escapar um pouco e a força a atraíssse de volta para a trajetória".
REFERÊNCIAS:
http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/terra.html
Por que ein ?
sábado, 28 de maio de 2011
então,
Quem aqui, que naquele momento de tédio nunca deitou na varanda de sua casa, olhou para o céu e ficou apreciando esse monumental astro que é a lua? Relembrando de pessoas queridas, amores e etc.E então numa súbita reflexão você relembra da aula de física, onde o professor dizia que a lua sofre ação gravitacional da terra. Além disso, massa atrai massa,e uma das maiores que conhecemos é o planeta Terra, então ela atrai todos os corpos que estao em sua superfície ou próximo a ela. A partir daí,há um questionamento muito comum, se a lua é atraída pela Terra, por que não caí sobre o planeta ?
REFERÊNCIAS:
http://curiofisica.com.br/ciencia/por-que-a-lua-nao-cai-na-terra
REFERÊNCIAS:
http://curiofisica.com.br/ciencia/por-que-a-lua-nao-cai-na-terra
quarta-feira, 13 de abril de 2011
A Lua,
A Lua (do latim Luna) é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 384.405 km do nosso planeta.
À medida que a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar gradualmente. O ciclo completo dura aproximadamente 29,5 dias. Esse fenômeno é bem compreendido desde a Antiguidade.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lua
http://astro.if.ufrgs.br/lua/lua.htm
A hipótese mais aceita é de que a lua se originou através de um planeta desaparecido e denominado THEIA, aproximadamente do tamanho de Marte, que ainda no principio da formação da Terra, teria se chocado com o nosso planeta. Tamanha colisão teria resultado em pedaços de rochas liquidas.
À medida que a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar gradualmente. O ciclo completo dura aproximadamente 29,5 dias. Esse fenômeno é bem compreendido desde a Antiguidade.
REFERÊNCIAS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lua
http://astro.if.ufrgs.br/lua/lua.htm
Assinar:
Postagens (Atom)



