A Lua não está parada no céu. Quando estudamos a primeira lei de Newton, o princípio da inércia, vemos que a tendência de um corpo em movimento é permanecer em movimento retilíneo uniforme, no caso da Lua [em relação ao planeta] seria sair pela tangente.
A força da atração gravitacional entre os dois, impede que a Lua saia pela tangente, permanecendo em órbita. "É como se a cada momento a Lua tentasse escapar um pouco e a força a atraíssse de volta para a trajetória".
REFERÊNCIAS:
http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/terra.html

Nenhum comentário:
Postar um comentário