sábado, 28 de maio de 2011

Por que a lua não cai na Terra?

         A Lua não está parada no céu. Quando estudamos a primeira lei de Newton, o princípio da inércia, vemos que a tendência de um corpo em movimento é permanecer em movimento retilíneo uniforme, no caso da Lua [em relação ao planeta] seria sair pela tangente.
         A força da atração gravitacional entre os dois, impede que a Lua saia pela tangente, permanecendo em órbita. "É como se a cada momento a Lua tentasse escapar um pouco e a força a atraíssse de volta para a trajetória".
 REFERÊNCIAS:
http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/terra.html

então,

      Quem aqui, que naquele momento de tédio nunca deitou na varanda de sua casa, olhou para o céu e ficou apreciando esse monumental astro que é a lua? Relembrando de pessoas queridas, amores e etc.E então numa súbita reflexão você relembra da aula de física, onde o professor dizia que a lua sofre ação gravitacional da terra. Além disso, massa atrai massa,e uma das maiores que conhecemos é o planeta Terra, então ela atrai todos os corpos que estao em sua superfície ou próximo a ela. A partir daí,há um questionamento muito comum, se a lua é atraída pela Terra, por que não caí sobre o planeta ?



 REFERÊNCIAS:
http://curiofisica.com.br/ciencia/por-que-a-lua-nao-cai-na-terra